[wpml_language_selector_widget]
CINETEATRO DE LOULÉ
O Cineteatro de Loulé foi fundado por um grupo de pessoas importante da sociedade louletana na 1ª parte do século 20. Dos seus fundadores destacamos António Maria Frutuoso da Silva (cujo nome é topónimo da rua), José da Costa Guerreiro (foi presidente da Câmara Municipal de Loulé), que investiram capital social e terrenos para a construção do cineteatro.
Este ficou pronto em 1930 e entre 15 e 23 de Março desse ano começou a funcionar como cinema, mas a inauguração oficial do teatro deu-se apenas a 19 de Abril de 1930.
O cineteatro tem um palco tradicional “à italiana”.
Durante décadas passaram por este palco grandes figuras do teatro como Maria do Céu Guerra ou Raul Solnado, no cinema foram ali projetadas películas de fama mundial e no que diz respeito à música, salientamos a nossa conterrânea pianista e pedagoga Maria Campina que deu vários concertos neste cineteatro e, mais recentemente o também nosso conterrâneo Mário Laginha.
Em 2003, a Câmara Municipal de Loulé adquiriu este ex-líbris cultural da cidade, para que este não fechasse as suas portas ou não fosse demolido e, desde então, é Câmara Municipal de Loulé que tem ao seu cuidado a promoção dos eventos realizados neste espaço, bem como da manutenção do edifício.
O Cineteatro Louletano é considerado a mais importante sala de espetáculos do Algarve.